Saiba como usar seu saldo do FGTS para comprar um imóvel
Entenda também como funciona o consórcio de imóveis
O saldo do FGTS é muito utilizado pelas pessoas que decidem comprar um novo imóvel, mas existem algumas regras que devem ser obedecidas. Hoje a Fê Cruz e o especialista em crédito imobiliário Marcelo Prata vão te ajudar a entender um pouco mais sobre os passos para a utilização do FGTS.
A pessoa que quer usar o recurso precisa ter contribuído com o fundo de garantia por três anos, não pode ter nenhum financiamento ativo e não pode ser proprietário de outro imóvel. Essas são as três principais regras para utilizar o saldo do FGTS.
O consórcio imobiliário funciona de uma forma diferente de uma linha de financiamento. O dinheiro vem dos próprios consorciados, que são pessoas que querem adquirir um imóvel. A vantagem do consórcio é que você não precisa esperar até o final do prazo para receber o dinheiro e comprar um apartamento ou casa. Você pode ser sorteado ou fazer uma oferta por meio de um lance.
Saques do FGTS serão liberados
O saque das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço) serão liberados a partir de 10 de março para quem nasceu em janeiro e fevereiro.
Todos os saques vão acontecer até o mês de julho, quando os nascidos em dezembro poderão fazer o procedimento.
A previsão é que a liberação dos saques injete R$ 40 bilhões na econômica, o que representa 0,5 ponto percentual do PIB (Produto Interno Bruto).
Existem alguns canais seguro para fazer a consulta do saldo do FGTS: site da Caixa, aplicativo do FGTS, internet banking, pelo cartão cidadão ou pelo aplicativo oficial da Caixa.
Veja abaixo quando você poderá fazer o saque:
Participe da discussão